Meus Traços

Meus Traços.Reinado de Congo

IMG_9980 - Copia

Eventos Folclóricos são um encanto. Na cidade de Santo Antônio da Alegria localizada no estado de São Paulo bem na divisa de Minas Gerais, ocorre um que conheço desde bem pequena que é a Festa do Congo. Quando era feriado de 7 de setembro, geralmente viajava pra lá e era o máximo pois observava as apresentações culturais. Para quem não conhece Congado ou como mais conhecido Congada, é uma manifestação cultural folclórica religiosa de influência africana. Sua origem vem da lenda do Chico-Rei, que segundo sua história ele era um rei de uma tribo no reino de Congo e que foi trazido ao Brasil através de portugueses traficantes junto com mais de 400 negros para serem escravos.

No Brasil trabalhando como escravo conseguiu comprar sua liberdade e de seus companheiros. Nisso se organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a igreja do Alto da Santa Cruz. Na festa dos Reis Magos que acontece em janeiro e na de Nossa Senhora do Rosário em outubro, acontecia o reinado de Chico-Rei, que era coroado antes da missa junto com a rainha e sua corte com trajes típicos e também com os dançarinos e músicos, ao som de caxambus, pandeiro marimbas, canzás em intensas ladainhas. Não se tem registros sobre Chico-Rei mas suas histórias são passadas de geração a geração.

Mantendo a tradição atualmente, a congada virou uma festa popular religiosa afro-brasileira misturada com a religião católica. Um ritual que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, geralmente ocorridos na festa do Rosário no mês de outubro, diferente de Santo Antonio da Alegria que ocorre em Setembro. Os instrumentos musicais utilizados são cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco e os congadeiros vão atrás da cavalgada que segue com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário que são divididos em turmas chamados de ternos.

É lindo demais ver as manifestações sobre a praça em frente a igreja, as danças cheias de coreografias e a melodias devotas aos santos padroeiros.

Na faculdade tive aula de Folclore Brasileiro e tive o prazer de poder fazer um trabalho sobre essa tradição, no qual me fez querer saber mais e principalmente amar essa cultura. O que fico mais feliz é que vendo estas manifestações é que tem muitas crianças sendo motivadas a manter essa tradição folclórica. Se gosta de folclore brasileiro acho que você deveria conhecer esse tipo de festa, já que é comum em todo nosso país, e vale muito a pena prestigiar essa celebração encantadora. Em Santo Antônio da Alegria irá acontecer entre os dias 9 e 12 de setembro. Com certeza vou nesta celebração e postarei no meu Instagram, fiquem ligados.

BJ

Anúncios

Um comentário em “Meus Traços.Reinado de Congo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s